Resumo da Proposta
O Projeto “Visão, Inclusão e Educação” visa realizar exames oftalmológicos gratuitos em crianças de alta vulnerabilidade social, com o intuito de detectar problemas visuais e proporcionar intervenções eficazes.
A proposta surge com intuito de melhorar a qualidade de vida das crianças e aumentar suas chances de sucesso educacional e evitar a evasão escolar.
O projeto contará com uma unidade clínica móvel que permitirá uma cobertura mais abrangente, tornando o atendimento mais acessível para aqueles que mais necessitam.
Além disso, o projeto irá educar as crianças atendidas, por meio de uma cartilha, sobre a importância dos cuidados com a visão e o manejo adequado dos óculos.
Justificativa
De acordo com Organização Mundial de Saúde e uma pesquisa realizada em Campinas (SP), com pais, professores e 36 mil crianças estudantes da rede municipal. 50% crianças, após 1 ano usando óculos, tiveram melhora no rendimento, 57% ficaram mais concentrados nas aulas e quase 40% ficaram menos agitadas.
O instituto de Olhos e Otorrino de Bauru, que auxiliou essa pesquisa, constatou que 7 em cada 10 crianças, nunca tinham visitado um oftalmologista. Uma informação muito preocupante.
Por esse motivo, o projeto tem o intuito de proporcionar acesso a um item tão “básico”, que algumas camadas da sociedade não tem acesso e carecessem para uma vida saudável e digna.
Diferenciais
Óculos adequados às necessidades individuais de cada criança.
Unidade móvel que facilita a replicação do projeto em outras regiões.
Vem promover a conscientização das crianças sobre a importância da saúde visual.
Beneficiados
Aproximadamente 8.000 crianças.
Leis de Incentivo
- Fundo da Infância e Adolescência