Resumo da Proposta
O Projeto “Visão para Inclusão" visa realizar exames oftalmológicos gratuitos em idosos de alta vulnerabilidade social, com o intuito de detectar problemas visuais e proporcionar intervenções eficazes.
A proposta surge com intuito de melhorar a qualidade de vida dos idosos, aumentar a auto estima e trazer a visão perdida de volta
O projeto contará com uma unidade clínica móvel que permitirá uma cobertura mais abrangente, tornando o atendimento mais acessível para aqueles que mais necessitam.
Além disso, o projeto irá educar os idosos atendidos, por meio de uma cartilha, sobre a importância dos cuidados com a visão e o manejo adequado dos óculos.
Justificativa
Os problemas oculares são comumente encontrados em pessoas da terceira idade e para melhorar sua qualidade de vida é fundamental detectar a sua condição visual o mais rápido possível.
O impacto da perda da capacidade visual acarreta consequências adversas em nível individual e coletivo, dando origem a problemas psicológicos, sociais, econômicos, pois implica em perda de auto-estima, de status, em restrições ocupacionais e em consequente diminuição de renda.
Por esse motivo, o projeto tem o intuito de proporcionar acesso a um item tão “básico”, que algumas camadas da sociedade não tem acesso e carecessem para uma vida saudável e digna.
Diferenciais
Óculos adequados às necessidades individuais de cada idoso.
Unidade móvel que facilita a replicação do projeto em outras regiões.
Vem promover a conscientização dos idoso sobre a importância da saúde visual.
Beneficiados
Aproximadamente 8.000 idosos.
Leis de Incentivo
- Fundo do Idoso